segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TATUAGENS DE FLOR DE LÓTUS

Tatuagem flor de Lótus
Flor de Lótus, também chamada de lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, é uma planta aquática, que possui as raízes no lodo. Seu caule se desenvolve em direção à superfície da água, distanciando-se da sujeira e permitindo à flor desabrochar acima da água.
Na literatura clássica de muitas culturas asiáticas, a flor de lótus traz consigo as conotações de elegância, beleza, perfeição, pureza e graça, sendo frequentemente associada aos atributos femininos ideais. Abaixo você pode saber a sua história e significado em diversas religiões.
No hinduísmo, está relacionada à criação do universo devido ao fato de Brahma, criador do mundo, ter nascido de uma lótus. Na Ásia, é considerada sagrada por voltar-se para o leste ao nascer, reverenciando o nascer do sol.
No Antigo Egito, representava o “renascimento” por ser símbolo da morte e ressurreição de Osíris. Segundo uma citação extraída do Livro dos Mortos, “Transforma a ti mesmo num lótus e terás a promessa de ressurreição”.
De acordo com o simbolismo budista, a flor de lótus representa a pureza do corpo e da alma. A água lamacenta em que a planta se acomoda é associada ao apego e aos desejos carnais, enquanto a virtuosa flor que desabrocha sobre a água em busca de luz exprime a promessa de pureza e elevação espiritual.
Reza a lenda que, quando o menino Buda deu os primeiros passos, flores de lótus desabrocharam em todos os lugares em que ele pisou. Também é associada a Buda porque este é frequentemente representado sentado sobre uma flor durante sua floração, ou está com ela nas mãos e, por isso, elas são flores sagradas para os povos do oriente. Durante a meditação, muitos budistas e monges costumam imaginar flores de lótus surgindo embaixo de seus pés enquanto andam. Desse jeito, estariam espalhando a compaixão e o amor de Buda.
Nas religiões asiáticas, a maior parte das divindades costuma surgir sentada sobre uma flor de lótus durante o ato de meditação.
O significado de “criação e sol” se deve ao fato de a flor submergir no rio durante a noite e emergir e florescer novamente durante o dia. Embora o hinduísmo e o budismo possuam associações singulares, ambos compartilham do mesmo respeito e admiração pela flor de lótus.
Também existem diferentes conotações para cada cor com que se pode tatuar a Flor de Lótus.
Lótus Azul: simboliza a vitória do espírito sobre os sentidos, significa sabedoria e conhecimento.
Lótus Branca: simboliza o estado de perfeição do espírito e da mente, total pureza e natureza perfeita.
Lótus Rosa: é o supremo dos lótus e está normalmente associada às divindades. É ligada ao Grande Buda.
Lótus Vermelha: símbolo da pureza do coração e da natureza original. É a flor do amor, da compaixão, da paixão e de todas as qualidades ligadas ao coração.
Um fato interessante: a espécie é uma incógnita para a ciência, que ainda não obteve explicação para o fato de as flores serem autolimpantes e repelirem microorganismos e poeira.
Contemple a beleza das lótus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário